Atualizado em maio 2024
Revisão clínica: Manuel Reis Enfermeiro
Para tratar a água em casa e torná-la potável se pode usar vários métodos, como fervura, filtragem ou utilização de produtos para desinfecção química, como água sanitária, pastilhas ou iodo. Além disso, deixar a água exposta à luz solar também pode ajudar, pois elimina vírus e bactérias que podem causar doenças.
O tratamento da água em casa é recomendado quando existe suspeita da água estar contaminada, o que pode ocorrer em áreas que não possuem sistemas de tratamento de água, ou depois de uma catástrofe, como enchentes, terremotos ou furacões, por exemplo. Saiba quais os riscos de beber água contaminada.
As técnicas para tratamento da água em casa é de fácil acesso e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como sendo eficaz na prevenção de várias doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada, como a hepatite A, a cólera ou a febre tifoide. No entanto, não elimina produtos químicos tóxicos, combustíveis ou materiais radioativos presentes na água.
9 formas de deixar a água potável
Algumas formas eficazes para melhorar a qualidade da água e torná-la potável para consumo são:
1. Fervura
Ferver a água é considerado um dos métodos mais seguros para tornar a água potável, pois mata vírus, bactérias ou parasitas presentes na água que podem causar doenças.
Para ferver a água, primeiro deve-se colocar um pano limpo e seco, na abertura do recipiente, para filtrar a água ao adicioná-la no recipiente. Em seguida, retirar o pano e levar a água ao fogo.
Quando a água entrar em ebulição, ou seja, começar a formar bolhas e vapor, deixar fervendo por pelo menos 5 minutos. Em seguida, desligar o fogo e esperar a água esfriar, estando pronta para beber.
A água fervida pode ficar com um sabor desagradável e, para fazer este gosto desaparecer, pode-se pôr uma rodela de limão ou gotas de limão enquanto a água esfria ou arejar a água, o que pode ser feito trocando-a várias vezes de recipiente.
A água fervida pode ser consumida pelo período máximo de 24 horas.
2. Desinfecção com água sanitária
A desinfecção com água sanitária, também conhecida como hipoclorito de sódio, é outra forma bastante eficaz de eliminar vírus e bactérias da água e torná-la potável, diminuindo riscos para a saúde.
A água sanitária é facilmente encontrada, contendo entre 1 e 2,5% de hipoclorito de sódio e para utilizá-la para desinfectar a água, deve-se usar 4 gotas de hipoclorito a 1% ou 2 gotas de hipoclorito 2 a 2,5% para cada 1 litro de água, tampar o recipiente e deixar agir por 30 minutos antes de beber.
Esse método de desinfecção da água pode ser uma alternativa nos casos de impossibilidade de ferver a água, no entanto, não elimina parasitas mais resistentes, como Cryptosporidium sp. e Giardia lamblia, que podem causar criptosporidíase e giardíase, respectivamente.
A água desinfectada com hipoclorito de sódio serve para beber, cozinhar, lavar legumes, frutas e hortaliças, lavar a louça e tomar banho. Veja outras formas de usar o hipoclorito de sódio para desinfecção.
3. Desinfecção com Hidrosteril
O Hidrosteril é um produto com ação bactericida, fungicida e germicida, pois contém hipoclorito de sódio 2,5%, cloreto de sódio 1% e água deionizada na sua composição, capaz de eliminar bactérias, fungos ou germes da água, tornando-a própria para consumo.
Para tornar a água boa para beber, deve-se adicionar 2 gotas do Hidrosteril para cada 1 litro de água, e deixar agir por 15 minutos, antes de beber a água. Essa água também pode ser usada para enxaguar saladas, legumes e frutas ou objetos do bebê, após sua desinfecção com uma solução mais concentrada.
A solução mais concentrada de Hidrosteril, para desinfectar saladas, legumes e frutas, mamadeiras, chupetas ou máscaras, deve ser preparada adicionando 20 gotas de Hidrosteril para cada 1 litro de água, e deixar os alimentos ou os objetos imersos nessa solução por 15 minutos.
4. Desinfecção com pastilhas
As pastilhas para desinfectar a água, como a Clor-in ou Aquatabs, são uma opção fácil para para tornar a água potável, pois possuem dicloroisocianurato de sódio, que quando em contato com a água libera cloro ativo, sendo considerado um método seguro e eficaz para tornar a água boa para beber ou higienização de alimentos.
Para utilizar as pastinhas para tornar a água boa para beber, deve-se adicionar 1 pastilha para cada 1 litro de água, e deixar agir por 30 minutos, antes de consumir a água.
Essas pastilhas são práticas para purificação de água, pois são fáceis de carregar em bolsas ou mochilas, e de fácil preparo.
5. Desinfecção com iodo
O iodo é facilmente encontrado em farmácias ou drogarias, e é uma outra opção para desinfectar a água. No entanto, não elimina o parasita Cryptosporidium sp.
Para usar o iodo, deve-se adicionar 2 gotas do iodo para cada 1 litro de água, e deixar agir por 20 a 30 minutos.
O uso da água desinfectada com iodo não é indicado para mulheres grávidas, pessoas com doenças da tireoide ou que usem medicamentos à base de lítio, pois pode ser prejudicial, nestes casos.
Além disso, a água desinfectada com iodo também não deve ser usada por pessoas que tenham alergia ao iodo, ou alimentos que contenham iodo, como frutos do mar ou mariscos, por exemplo.
6. Filtros e purificadores de água
Os filtros de água geralmente são os produtos mais simples e podem ser usados quando a água está suja, mas não existe suspeita de que esteja contaminada com vírus ou bactérias nocivas. Estes dispositivos funcionam a partir de uma vela central que retém as impurezas, como terra e outros sedimentos.
Os filtros são capazes de eliminar a sujeira da água e uma das suas vantagens é que eles não precisam utilizar energia elétrica, além de terem um preço mais acessível, quando comparados com os purificadores de água. Dependendo do tamanho do filtro, geralmente menor do que 1 mícron, é possível eliminar parasitas como Cryptosporidium sp. e Giardia lamblia.
No entanto, o purificador de água tem uma vantagem em relação ao filtro, já que, além do elemento filtrante central, geralmente possui uma câmara de purificação com tecnologias especiais, como bombas ou lâmpadas ultravioleta, que são capazes de eliminar as bactérias.
Qualquer que seja o filtro ou o purificador, é muito importante verificar o selo de certificação do Inmetro, que é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, para se certificar que o filtro ou o purificador é eficaz para tornar a água boa para consumo.
7. Exposição solar da água
A exposição solar da água pode ajudar a melhorar a qualidade da água, podendo reduzir a quantidade de germes da água, sendo mais indicado quando a água não se apresenta visivelmente suja ou quando outras opções como fervura, desinfecção química ou filtragem não estão disponíveis.
Para utilizar esse método, deve-se colocar a água em uma garrafa de vidro, e deixar por 6 a 8 horas debaixo de sol, ou 2 dias se o tempo estiver nublado.
No caso da água estar turva, é aconselhado filtrar a água com um pano limpo, filtro de café ou toalha de papel, ou deixar a água repousar para que as partículas se depositem no fundo da água, antes de adicioná-la no recipiente de plástico.
8. Decantação
A decantação é um método que consiste em deixar a água parada em um recipiente por muitas horas, o que permite que a sujeira mais pesada se deposite no fundo. Quanto mais tempo parada, maior será a limpeza.
Após a decantação é recomendado usar outro método de desinfecção da água, como filtragem, seguida de fervura ou desinfecção química, para eliminar vírus e bactérias que podem causar doenças.
9. Filtro caseiro
O filtro caseiro pode ser feito utilizando uma garrafa pet, lã acrílica ou algodão, cascalho fino, carvão ativado, areia e cascalho grosso.
Para montar o filtro caseiro, deve-se primeiro cortar a garrafa pet em duas partes para fazer um funil e uma base recipiente. Para fazer um funil com a garrafa, deve-se medir 20 cm da boca da garrafa até aproximadamente metade da garrafa e cortar. A parte de baixo da garrafa cortada servirá como a base recipiente.
Em seguida, deve-se virar a parte de cima cortada da garrafa (funil) para baixo e encaixá-la na base recipiente. Adicionar lã acrílica ou algodão, cascalho fino, carvão ativado, areia e cascalho grosso no funil, intercalando uma camada de lã acrílica ou algodão com os outros ingredientes, na ordem citada.
Em seguida, adicionar a água no funil, que será filtrada, através da retenção da sujeira da água na lã acrílica ou algodão, cascalho fino, carvão ativado, areia e cascalho grosso.
É recomendado que após essa filtragem, a água seja desinfectada com outros métodos, como fervura ou desinfecção química, para eliminação de vírus e bactérias.
O que fazer se beber água contaminada?
No caso de beber água contaminada, deve-se consultar o clínico geral ou ir ao pronto-socorro, caso surjam sintomas, como:
• Dor ou cólicas abdominais;
• Náuseas;
• Vômitos;
• Diarreia aguda e intensa ou leve e persistente;
• Diarreia aquosa ou com muco;
• Barriga inchada;
• Dor no corpo;
• Dor de cabeça;
• Dor nos olhos;
• Perda do apetite;
• Febre;
• Mal-estar geral.
Além disso, quando os vômitos ou a diarreia são intensos, pode ocorrer desidratação, com sintomas como cansaço, sede intensa, boca seca, pouca urina, cãibras ou diminuição do batimento cardíaco, devendo-se procurar o hospital ou o pronto-socorro mais próximo para iniciar o tratamento adequado. Saiba identificar os sintomas da desidratação e como é feito o tratamento.
Fonte: https://www.tuasaude.com/como-tornar-a-agua-boa-para-beber/#google_vignette